Pular para o conteúdo principal

-\ Neon Future IV e a bagunça de 2020



Steve Aoki is Alive! Or.. Neon Future is 'Neon present'.

2020 é de longe um ano estranho. O mundo está caminhando já há algum tempo para extremos complicados e individualistas em todas as escalas, que podem transformar o mundo para algo melhor ou, o mais provável, bem pior.

Uma onda conservadora e nacionalista está crescendo, pisando no freio da globalização e na tomada de decisão conjunta e internacional de assuntos econômicos, políticos e sociais.
Brexit, Guerras comerciais e uma nova corrida de soberania nacional com fechamento de fronteiras e proteção de produções nacionais em países que até então defendiam o contrário (EUA é o grande exemplo).

Que erro! Que perigo vivemos em abraçar o nacionalismo e abortarmos o plano global. Já vivemos globalmente e decisões isoladas só geram problemas mais graves e soluções mais lentas.

O Corona Vírus é um exemplo incrível disso, pois se tivéssemos uma gestão global de leis e regras para a saúde, certamente teríamos barreiras, contenções e sistemas melhores estruturados para conviver e combater a pandemia. No final temos países apagando, cada um seu fogo, enquanto o vírus já cresce em uma segunda próxima onda prevista novamente para rodar grande parte do globo.

No mundo político, econômico e de construção social isso é um problema.. E na cultura?

Na cultura, pop ou não, o que vemos é um reflexo disso. No Brasil o funk e sertanejo que já tinham um espaço gigante, agora são reis de qualquer stream. Músicas evangélicas e seus grupos religiosos já estão entre os TOP 100, 50 e 20 e com intenção ou não, até Pabllo Vittar já parece ter embarcado nessa pegada com seu último Hit vazado, Rajadão.

Não tenho dúvida que, se eu acessar rankings dos top20 de outros países, boa parte será nacional, bem diferente do ano 2000 por exemplo.

Visitei agora por exemplo a Rádio La Mega de Bogotá. Pelo menos 15 posições das 20, são músicas cantadas em espanhol. Deixa eu abrir aqui nos EUA..:

Primeiro lugar pela Billboard RODDY RICCH (nunca ouvi..).

Enfim, na cultura, não há como criticar esse movimento, pois ele é um reflexo. Ganha a música estrangeira que, de algum modo, abraça características e elementos locais para vender sua maestria.

Há também uma outra possibilidade: A NOSTALGIA.

Desde 2019 já tínhamos um movimento de retorno aos anos 90 com séries, filmes e na música. Sandy & Junior que o digam, já que tiveram uma das turnês mais lucrativas do Brasil em 2019 e a segunda mais lucrativa do mundo. Isso sim é aproveitar a crista da onda!

Os mais espertos seguiram a onda e já estão entre 80 e 70, como Lady Gaga, Dua Lipa, Sam Smith. É um local seguro neste momento e tem alcance global sem ferir o nacional, já que a nostalgia está no universo da lembrança.. está no flash back.. no que já foi.. no que já é de alguma forma nosso, seja bom ou ruim, seja feito no país ou não, pois já estamos tão acostumados e está tão impregnado que inconscientemente aceitamos.

Especificamente no universo eletrônico, o progressive e o techno estão grudados nos anos 90, até por que nesta bolha é complexo retornar um pouco mais sem ir para o pop ou hip hop. Aqui seria o lugar onde a música eletrônica deveria estar tentando tocar. É aqui que ela deveria estar devorando os amadores.. mas não está. Alguns poucos DJS como Duke Dumont, Lost Frequencies, David Guetta, Major Lazer, estão conseguindo abrir estes campos nos anos 90 ou no nacional. Mas é claro:  Os DJs nacionais são os astros e o beat é definido pelo que estes DJs fazem (o que sinceramente, acho pobre, pois não tem pensamento global). Nada contra Vintage Culture por exemplo, mas sei que poderíamos mais. Só não estamos fazendo.

Ok! Mas onde entra o Aoki e o Neon Future IV?
Hoje saiu a sequencia de Neon Future já na quarta versão.

A sensação que tenho ouvindo Neon future IV é de que foi decidido entre o segundo semestre de 2019 e estes primeiros meses de 2020 que o cd seria lançado. É um álbum perdido! Um álbum extenso com mais de 25 músicas. Atira para todos os lados, para vários parceiros bem diferentes, para vários estilos, e acho difícil tomar conta dos streams.

Sem um trabalho muito próximo dos DJs com quem fez colab, sem um time muito acertado sobre quando lançar videos/clipes, sem um plano de marketing muito bem estruturado, o álbum não irá para lugar algum. Poderia ser um álbum até bom se fosse enxugado em dois álbuns ! Um mais experimental.. Outro mais comercial.. Faltou uma forma diferente de vender esse pendrive inteiro que é o lançamento.

E fico triste! O álbum tem lançamento do Sting com uma música insossa que mais combina com  Sigrid. Tem Matthew Koma em Cut You Loose que mais parece um plágio.. um sample de
Arctic Monkeys - Do I Wanna Know?

E falei tudo que falei para que pensem comigo: 'Neon Present' está sofrendo e dando um reflexo dessa confusão sobre o que virá no mundo pós pandemia? É um álbum que Steve Aoki fez como uma salada de tudo que queria sem pensar.. sem por em cima senso crítico?
Ou é um erro?

Daria certo uma aposta de Aoki nos anos 90? Ele é uma previsão de como os artistas estarão trabalhando no Future?

Pra piorar sua turnê foi marcada em cima da pandemia americana. Furou.

É hora de Steve Aoki repensar, correr e fazer. Ele está perdendo tempo pois capacidade, sabemos que ele tem.

Mas espero que ele e seu time olhem o contexto em que estamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

-| [.]

  No acumulado da minha vida ando perdendo mais do que ganhando.. Ou por perder abro possibilidades para ganho? Estou preferindo não olhar nem copo meio cheio muito menos meio vazio.. Mas confesso estar cansado destas perdas (sejam elas ou não para um bem futuro).. Cansado também de todo esse processo de contemplar e refazer as coisas. Fato é que as últimas dores me tornaram mais forte e mais critico.. Menos vitima também.. e isso me faz ver o aparecimento de novos problemas como um sinal de que mais pra frente, de alguma valia será tudo isso.. Mas ainda sim nada me conforta.. Ninguém me conforta (e quem poderia não faz..) Listei as coisas que andam me incomodando.. Daí saiu a lista "O que te faz infeliz?". Parece que tirei de um livro de auto ajuda né? Mas não.. resolvi tentar solucionar as coisas que me incomodam ao invés de só reclamar delas.. Já adianto que essa lista (a da foto) aumentou e muitos tópicos ainda estão sem resposta.. Mas olhando pra lista entend

-/ Sexta-feira

 Sexta-feira.. e saudade da Sexta-feira.  Não essa sexta-feira de pandemia me acompanha desde Abril, onde no máximo bebo, no máximo escuto música e penso o que rola fazer sem me expor ao perigo do Covid. Saudade da sexta-feira que mesmo com aula, trabalho, academia e cansaço, eu emendava com um belo esquenta para uma noite dançando em alguma boate de São Paulo ou festa alternativa. Cidade do SP Na Rua, da Lions, Da Calefação Tropicaos, da Voodoohop ou em qualquer outra que se mostrasse interessante e repleta de gente! Ahh saudade da sexta-feira. Aqui em Campo Grande as baladinhas já estão funcionando com horário reduzido, mas não vou expor ainda. Galera de 18 tomando a vacina agora e eu um pouco longe ainda da plena imunização. Pesquisas falam em novas pandemias em breve e o verão do hemisfério norte se mostra violento, com temperaturas próximas a 50ºC e em alguns pontos de incêndios e alagamentos.. Me sinto vendo meu livro de ciência da 7º série se tornando realidade! O famoso aquecim

-| Pleasure

Abri um pacote gigante de Cheetos Requeijão e devorei. Sim, é quinta-feira. Sim, são 21h30 Sim já tinha jantado. Considerando o fato de um estar numa guerra contra a balança não tinha como deixar de reparar que não fazia sentido. Exercícios, corrida, natação, calorias contadas e do nada um Cheetos? Caiu a ficha: a Ansiedade voltou.. e de graça.  Tô vendo uma série (que com certeza tem um criador ansioso também) chamada " Entrelinhas Pontilhadas". Estou vendo o ultimo episódio hoje. Daqui a pouco pra ser mais exato.  "iANn tá me dizendo que bateu vontade de Cheetos porque uma série tá acabando?" Pior que isso: A ansiedade veio de graça. E abrindo um Cheetos me senti rebelde, contraditório, poderoso, dono de mim. Me deu prazer, como se meu desejo estivesse acima das regras. Foi quase uma punheta. Babaca isso não? Mas foi isso.. Tudo ia bem até quase o final do Cheetos, quando resolvo abrir o app da Netflix e vi que o próximo episódio é o último.  Me senti mal pelo ch